terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Havaianas, as Legitimas

Todas tem ou já tiveram uma havaiana, muita coisa mudou desde que ela foi criada, então resolvi contar pra vocês um pouco da história das havaianas.

Zori

As HAVAIANAS nasceram em 1962 e apesar de terem o nome HAVAIANAS, foi inspirada em uma sandália japonesa,

a Zori, essa era utilizada por agricultores. Por essa razão, o solado das HAVAIANAS possui uma textura que reproduz grãos de arroz. As primeiras HAVAIANAS tradicionais eram branquinhas com tiras laterais, disponíveis em cinco cores (branca, preta, azul, vermelha e amarela). Conhecida como chinelo de pobre, lembro durante a minha infância que era vergonhoso andar de havaiana, mesmo não sendo cool  a idéia da nova sandália se espalhou rapidamento, o que levou ao aparecimento das imitações, e o surgimento do slogan “legítimas, só as havaianas”.
Uma curiosidade é que na decada de 80 as havaianas foram consideradas item de cesta basica.
A grande mudança ocorreu em 1994, quando a HAVAIANAS estourou no mercado com cores fortes, ligeiramente mais altas no calcanhar do que o modelo original e o nome gravado em relevo. O novo modelo, com tiras e solados monocromáticos, foi inspirado na moda inventada pelos surfistas brasileiros que viravam as palmilhas de suas (antigas) HAVAIANAS a fim de deixar a face colorida voltada para cima. As campanhas publicitárias se tornaram mais agressivas nas cores e imagens que seus anúncios traziam, junto com artistas mostrando em seus pezinhos as HAVAIANAS. No primeiro ano, foram comercializadas 300 mil unidades das novas sandálias.
De repente, andar de HAVAIANAS por aí não parecia mais coisa de pobre, mas algo da moda. E assim as sandálias se tornaram objeto de desejo dos brasileiros. Sucessivos ciclos de inovação em estilos e cores. Romperam com o velho estigma e valorizaram o produto.
No ano 2000 a empresa resolveu se focar no publico internacional, criando o departamento de comercio exterior. Em 2003, os tradicionais chinelos de borracha desfilaram nos pés de todas as modelos na passarela do estilista Jean-Paul Gaultier. Outro evento importante para divulgação da marca no exterior ocorreu no mesmo ano quando foram distribuídas HAVAIANAS aos indicados ao Oscar. Dois meses antes da cerimônia, a empresa desenvolveu um modelo sofisticado, decorado com cristais austríacos Swarovski e guardado em caixas especiais com o nome dos atores imitando os símbolos estampados na calçada da fama de Hollywood.
A partir de 2008 no Brasil, surgiram as lojas especializadas em HAVAIANAS, onde você pode encontrar modelos, cores e se encantar com a variedade. A linha das sandálias HAVAIANAS cresceu de apenas um modelo até 1994 para mais de 90 modelos nos dias atuais, comercializadas em mais de 65 cores e 500 combinações de estampas.


Espero que tenham gostado, beijinhos.
Dados retirados do site: Havaianas, Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...